Centralizado, negrito, letras minúsculas, com no máximo 20 palavras (incluindo preposições, conjunções e artigos). Deve ser todo grafado em negrito e apenas a primeira palavra deve ser grafada em inicial maiúscula. Não deve conter subtítulos, abreviações ou símbolos.
Centralizado, um espaço abaixo do título, nome completo por extenso e com as iniciais das palavras em maiúsculas. Os autores devem ser separados por vírgula, sendo os dois últimos separados pela conjunção “e”. Todos os autores devem ser seguidos de números arábicos em expoente para indicação do(s) endereço(s) e por asterisco associado ao e-mail do autor correspondente.
Justificado, um espaço abaixo do(s) autor(es), iniciando com número arábico em forma de expoente, entre parênteses, com o cargo, a filiação institucional e o endereço da instituição (cidade e Unidade da Federação). Sendo os autores agrupados pelo endereço da mesma instituição a que pertencem e endereço eletrônico do autor para correspondência.
Os termos “Resumo” e “Abstract” devem ser grafados com letra inicial maiúscula e em negrito, sem recuo e separados dos respectivos textos por travessão.
Tanto o resumo quanto o abstract devem ter no máximo 1.300 caracteres cada um, incluindo-se os espaços, números, preposições, conjunções e artigos. Devem ser elaborados em frases curtas, sem parágrafos, citações bibliográficas, abreviaturas, figuras nem tabelas.
O abstract deve ser precedido do título em inglês e ser uma tradução fiel do resumo.
As expressões “Termos para indexação” e “Index terms” devem ser grafadas em fonte regular, com letra inicial maiúscula e ser seguidas de dois-pontos. Os termos para indexação devem ser separados por vírgula e iniciados com letra minúscula. Devem ser de três a seis, iniciando sempre pelo nome científico (nome binário) da espécie estudada, se houver. Não devem conter palavras que estejam no título.
Atenção!
No caso de trabalho em idioma estrangeiro, o primeiro resumo deve ser no idioma do trabalho e o segundo sempre em português.
Um espaço abaixo dos termos para indexação/index terms, iniciando após parágrafo (recuo à esquerda) de 1,25 cm. O resumo deve conter introdução (os objetivos são colocados ao final desse item), material e métodos, resultados e discussão e conclusão.
O termo “Introdução” deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito.
O texto introdutório não deve conter equações, tabelas nem figuras.
Os termos “Material e métodos” devem ser grafados com letra inicial maiúscula e em negrito.
O texto deve ser organizado, de preferência, em ordem cronológica.
Fórmulas, expressões ou equações, em fonte Times New Roman e em itálico, devem ser sempre alinhadas à esquerda, observando-se o tamanho padrão do corpo.
Deve-se evitar o uso de subseções; quando necessárias, grafar cada título com letra inicial maiúscula e alinhar à esquerda.
Os termos “Resultados e discussão” devem ser grafados com letra inicial maiúscula e em negrito.
Deve-se evitar o uso de subseções. Quando necessárias, grafar cada título com letra inicial maiúscula e alinhar à esquerda.
Tabelas e figuras devem ser citadas sequencialmente, em ordem numérica, e todos os dados devem ser discutidos ou, no caso de relatos de experiências e estudos de caso, relatados. Não se devem apresentar os mesmos resultados em tabelas e figuras.
O termo "Conclusões" deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito.
As conclusões, no máximo 5, devem ser preferencialmente numeradas (em algarismos arábicos) e apresentadas em frases curtas, sem comentários adicionais nem abreviaturas.
Elemento opcional. O termo “Agradecimentos” deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito.
O texto deve ser breve e direto, iniciando com "Ao”, “Aos”, “À” ou “Às" (pessoas ou instituições), e conter o motivo do agradecimento. Informações sobre instituições de fomento à pesquisa/trabalho devem ser dadas nesta seção. Exemplo: Trabalho realizado com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Projeto NÚMERO.
O termo “Referências” deve ser grafado com letra inicial maiúscula e em negrito.
As citações bibliográficas no texto são sempre em caixa baixa e devem seguir os modelos, para dois autores, Autor A & Autor B (ano) ou (Autor A & Autor B, ano). E, para mais de dois autores, usar Autor A et al. (ano) ou (Autor A et al., ano).
Toda referência deve ser citada no texto e toda citação deve ser referenciada. Preferencialmente, devem ser no máximo 10.
Não citar nem referenciar fontes cujos dados não tenham sido publicados.
As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, sem numeração e sem parágrafo, e normalizadas de acordo com os exemplos.
Exemplo
Artigos de Anais de Eventos (aceitos apenas trabalhos completos)
SOUSA, A.B.O. de; SOUZA NETO, O.N. de; SOUZA, A.C.M. de; SAMPAIO, P.R.F.; DUARTE, S.N. Trocas gasosas e desenvolvimento inicial de mini
melancia sob estresse salino. In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2., Fortaleza, 2014. Anais. Fortaleza: Inovagri, 2014. p.3813-3819. DOI: 10.12702/ii.inovagri.2014-a510
Artigos de periódicos
SILVA, T. P. da; VIDAL NETO, F. das C.; DOVALE, J.C. Prediction of genetic gains with selection between and within S2 progenies of papaya using the REML/Blup analysis. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.52, p.1167-1177, 2017. DOI: 10.1590/s0100-204x2017001200005
Capítulos de livros:
SHAHZAD, A.; PARVEEN, S.; SHARMA, S.; SHAHEEN, A.; SAEED, T.; YADAV, V.; AKHTAR, R.; AHMAD, Z.; UPADHYAY, A. Plant tissue culture: applications in plant improvement and conservation. In: ABDIN, M.Z.; KIRAN, U.; KAMALUDDIN, ALI, A. (Ed.). Plant Biotechnology: principles and applications. Singapore: Springer, 2017. p.37-72. DOI: 10.1007/978-981-10-2961-5_2
Livros
SANTOS, H.G. dos; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. dos; OLIVEIRA, V.A. de; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. de; CUNHA, T.J.F.; OLIVEIRA, J.B. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. rev. e ampl. Brasília: Embrapa, 2013. 353p.
Teses
SAMUEL-ROSA, A. Análise de fontes de incerteza na modelagem espacial do solo. 2016. 278p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Fontes eletrônicas
EMBRAPA. Zoneamento agroecológico. Available at: . Accessed on: Apr. 10 2018.
Inseridas no corpo do texto, admitindo-se fonte Arial 10, 11 e 12 (máximo); devem ser editadas diretamente no texto (ferramenta “Tabela” do Word). Devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Seus elementos essenciais são: título, cabeçalho, corpo (colunas e linhas) e coluna indicadora dos tratamentos ou das variáveis. O título (com fonte Arial 12), posicionado acima do corpo da tabela, deve ser claro, conciso e completo, com ponto no final, e ser precedido da palavra Tabela, do número sequencial e de ponto final, em negrito. No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser grafados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou em notas numeradas no rodapé da tabela. Todas as unidades de medida devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional de Unidades. Somente serão aceitas tabelas na orientação “retrato”.
Localizadas no corpo do texto, admitindo-se até fonte Arial 8 para o corpo das figuras, que devem ser inseridas no arquivo e apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica. São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto (respeitando os direitos autorais das imagens). O título (com fonte Arial 12), posicionado abaixo do corpo da figura, deve ser precedido da palavra Figura, do número sequencial e de ponto final, em negrito. A legenda deve ser incluída no corpo da figura. Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y (sem negrito) devem estar no singular, ter a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses. Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios); utilizando nas curvas os com, no mínimo, 3/4 ponto de espessura. No caso de gráficos de barras ou de colunas, usar preferencialmente escala de cinza (exemplo: 0, 25, 50, 75 e 100%, para cinco variáveis) ou “Preenchimento Padrão COM CORES” com primeiro plano na cor preta ou cinza. Somando-se as tabelas e figuras, serão aceitas no máximo quatro. Somente serão aceitas figuras na orientação “retrato”.
Exclusão dos resumos: em caso de formatação incorreta, os resumos, havendo tempo, poderão ser devolvidos para os devidos ajustes ou até excluídos em definitivo antes de serem avaliados pela Comissão Científica.
Limite de resumos por Inscrição: 3 (três) resumos expandidos.
Dependendo do número de trabalhos e do tempo disponível para as apresentações, algumas áreas temáticas com temas correlatos poderão ser agrupadas.
A inclusão de resumo nos anais do evento somente ocorrerá se:
• o autor(a) responsável (quem envia o resumo) possuir inscrição regular no evento;
• o resumo estiver de acordo com as normas editoriais.
• O resumo for efetivamente apresentado na forma oral ou de pôster.
Recomenda-se cuidado rigoroso com relação às normas para elaboração do resumo expandido, pois todos os resumos aceitos pela Comissão Organizadora e apresentados serão publicados nos “Anais do CBAgro 2025”, que, intenciona-se, ocorra concomitantemente ao evento ou imediatamente na sequência. O resultado final das avaliações será informado neste site em tempo hábil para a preparação da apresentação no formato definido. Será disponibilizado modelo de apresentação oral e pôster com itens básicos para uniformização visual das apresentações. Esse modelo deve ser utilizado pelos apresentadores, tanto do formato oral quanto em pôster.
Dos resumos expandidos aceitos pela Comissão Organizadora, serão selecionados os mais relevantes para o avanço da Agrometeorologia brasileira, para serem apresentados oralmente nas respectivas Áreas Temáticas, por um dos autores/coautores, devidamente inscrito.
A Comissão Organizadora colocará à disposição computador e recursos audiovisuais (projetor multimídia) para a apresentação dos resumos. Cada apresentação não deverá exceder 15 minutos (incluindo apresentação do resumo e debate). Entretanto, o tempo real a ser destinado a cada apresentação será definido com base no número de resumos selecionados para apresentação e o tempo disponível, em cada sessão, considerando as demais atribuições da mesma.